3 dicas para preparar refeições para a semana
preparar-refeições-para-a-semana

Manter uma alimentação saudável é uma preocupação cada vez mais frequente. A correria do dia a dia é apontada, muitas vezes, como um impeditivo. Afinal, a falta de tempo acaba fazendo com que se busque comer fora ou que se improvise na cozinha, sem muita preocupação com o valor nutricional do prato. No entanto, preparar refeições para a semana toda pode ser uma saída para manter a saúde em dia!

Dessa forma, separamos aqui 3 dicas para você ter mais controle sobre a sua alimentação semanal, incluindo aquilo que você precisa para se manter bem e encarar a rotina com toda energia! Continue lendo!

1. Planejamento

O primeiro passo é estabelecer um planejamento dos pratos que pretende comer durante a semana. De início, comece com receitas mais fáceis ou que você já domine a preparação. Assim, você vai economizar tempo e deixar tudo ainda mais prático.

De forma geral, tenha em mente que nossas refeições precisam ser compostas por 1 porção de proteína, 1 porção de carboidrato e 1 salada, que deve garantir a inclusão de legumes, verduras e frutas na composição.

Contudo, o ideal para um planejamento alimentar que supra todas as suas necessidades é conversar com um nutricionista. Aliás, esse auxílio vai evitar que os grupos de alimentos necessários falte ou se repita, como também vai ajudar com dicas de preparações.

Além disso, o planejamento vai fazer com que você só compre no mercado aquilo que realmente irá utilizar durante a semana, evitando o desperdício de alimentos e de dinheiro!

preparar-refeições-para-a-semana
Confira dicas de como preparar refeições para a semana e cuidar melhor da sua saúde! Foto: Reprodução/Unsplash

2. Preparo

Para tornar o tempo de preparo das refeições mais rápido, uma dica é começar pelas receitas que demoram mais tempo para serem feitas, como assados e alimentos na panela de pressão. Ainda sobre assados, você pode levar ao forno duas opções de uma só vez. Assim, já irá garantir a possibilidade de intercalar opções durante a semana.

Se você for fazer legumes a vapor, uma orientação para quem não dispõe de uma panela elétrica em casa é utilizar uma cuscuzeira. Sem dúvida, é uma opção mais barata e fácil de encontrar que vai te ajudar bastante a acelerar a preparação desses ingredientes!

3. Congelamento

No caso dos legumes, uma técnica que estende o tempo de vida útil é a do branqueamento. Primeiro, deixe-os no vapor por poucos minutos e, em seguida, coloque-os em água gelada até eles ficarem frios. Assim, o cozimento será interrompido, mas mantendo a cor e os nutrientes. 

Depois, é só levar ao freezer para que fiquem firmes. Se preferir, embale-os individualmente em saquinhos para facilitar a divisão em porções.

Quando as refeições estiverem prontas, deixe na geladeira as que forem ser consumidas pelos próximos dois dias. Já as outras, você deve deixar no congelador e transferir para a geladeira na noite anterior ao consumo.

Essas foram nossas dicas para ajudar a preparar refeições para a semana! Comece a se organizar para colocá-las em prática e aproveitar os benefícios de garantir uma alimentação mais equilibrada e nutritiva. Para mais conteúdos como esse, inscreva-se na nossa newsletter! Basta se cadastrar ao final da nossa página inicial!

Veja
também

Abacaxi

Rico em Vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, Magnésio e Zinco. É também fonte das vitaminas A e do Complexo B.


• Fortalece o sistema imunológico e elimina as inflamações do corpo.
• Ajuda na digestão.
• Alivia as dores musculares e auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios.
• Auxilia ainda na perda de peso.