Como estimular uma alimentação saudável na infância
alimentação-saudável-na-infância

Você sabe como estimular uma alimentação saudável na infância? Ela é essencial para evitar diversos problemas de saúde na fase adulta e ainda enquanto criança e adolescente. Aliás, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, a cada 3 crianças com idade entre 5 e 9 anos, uma está com sobrepeso.

Então, o que fazer para que os pequenos tenham uma dieta farta em vitaminas e nutrientes que vão proporcionar um bom desenvolvimento do organismo? Para ajudar nessa missão, vamos apresentar agora algumas dicas que tornarão mais fácil essa tarefa. Continue lendo esse post!

Polpas ajudam a alcançar a meta diária de frutas

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 3 a 5 porções diárias de frutas, ao menos 5 vezes por semana. No entanto, a correria do dia a dia pode atrapalhar pais e mães a garantirem essa meta para seus filhos.

Assim, uma dica é apostar na ingestão de sucos! Eles podem servir de acompanhamento nas refeições e se tornam muito fáceis e rápidos de se fazer com as polpas de frutas congeladas. As polpas, aliás, conseguem manter todos os nutrientes da fruta, fazendo do suco uma bebida natural e muito saudável!

Além disso, as polpas congeladas também podem contribuir de outras formas na inclusão de porções de frutas na alimentação dos pequenos. Com elas, é possível fazer diversas receitas, como mousses, sorvetes e picolés que podem conquistar o paladar dos seus filhos com mais facilidade!

Evite ultraprocessados

Sem dúvida, um dos grandes vilões que dificultam uma alimentação saudável na infância são os ultraprocessados. Salgadinhos, biscoitos recheados, sopas industrializadas e alimentos congelados são, em geral, ricos em conservantes, corantes e realçadores de sabor.

Toda essa concentração de aditivos acaba tornando esses itens um risco para o desenvolvimento de diversas doenças no organismo, entre elas as cardiovasculares

Portanto, uma dica é substituir esses alimentos, assim como cereais matinais, refrigerantes e sucos industrializados, por opções de pratos feitos em casa. Em alguns casos, como nos lanches, eles podem ser substituídos por alimentos já prontos para consumo, como frutas, castanhas, entre outros.

Capriche na apresentação

Muitas vezes, o que faz as crianças serem conquistadas pelos ultraprocessados não são os alimentos em si ou o sabor, mas a forma como eles se apresentam. 

Dessa forma, capriche na apresentação dos pratos e ingredientes mais saudáveis. Corte em formato de animais, flores, invista no colorido, forme bonecos no prato… Enfim: o que vale aqui é a imaginação e a criatividade!

Nesse sentido, ficará bem mais fácil chamar a atenção e convencer as crianças a darem uma chance para novas preparações, mais saudáveis, na hora das refeições.

Dê exemplo

No entanto, nenhuma dica vai ser suficiente se os pais ou outros adultos que moram na mesma casa não seguirem o exemplo. Desse modo, faça as refeições em conjunto com os filhos e mostre que você consome os mesmos itens que estão presentes no prato deles.

Essas foram nossas dicas de como estimular uma alimentação saudável na infância. Quer mais conteúdos como esse? Então siga-nos no instagram e continue de olho aqui no nosso blog!

Veja
também

Abacaxi

Rico em Vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, Magnésio e Zinco. É também fonte das vitaminas A e do Complexo B.


• Fortalece o sistema imunológico e elimina as inflamações do corpo.
• Ajuda na digestão.
• Alivia as dores musculares e auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios.
• Auxilia ainda na perda de peso.