Como montar um cardápio equilibrado?
cardápio-equilibrado

Já pensou em montar um cardápio equilibrado? Essa atitude pode trazer diversos benefícios não só para a sua alimentação, mas para sua saúde como um todo e sua qualidade de vida. Afinal, os alimentos podem interferir no bom funcionamento do seu corpo e também no seu humor.

No entanto, como é possível fazer esse planejamento? O que não pode ficar de fora? Para ajudar com essas e outras dúvidas, nós preparamos esse post que vai ensinar como montar um cardápio equilibrado. Continue a leitura e confira!

O que não pode faltar no cardápio?

Se o seu objetivo é ter uma alimentação saudável e equilibrada, é claro que não é qualquer tipo de alimento que deve ser incluído no cardápio. Na hora do planejamento, então, é preciso focar nas prioridades.

Por exemplo, os carboidratos não podem ficar de fora. Eles são as principais fontes de energia do organismo e compõem a base da nossa alimentação. No entanto, você deve preferir o consumo das formas integrais, como no que diz respeito ao pão e ao arroz.

Ao mesmo tempo, os vegetais e as frutas cruas também não podem ser esquecidos. Isso porque são ricos em vitaminas e minerais que ajudam nosso organismo em diversas funções. Além disso, são excelentes fornecedores de fibras e água para o corpo. 

Aliás, as frutas podem fazer parte da alimentação através dos sucos. As polpas de fruta da Sucolândia são uma forma muito prática de fazer esses sucos no dia a dia e garantir uma alimentação equilibrada. Enquanto isso, as proteínas também devem marcar presença por compor diversos músculos e tecidos humanos.

Como fazer a montagem?

Coloque o cardápio no papel

Primeiramente, anote o planejamento do seu cardápio. Tenha em mente que o ideal é comer de forma fracionada, ao menos 6 refeições por dia, e que não é recomendado passar um intervalo de tempo muito grande sem se alimentar.

Defina, portanto, os horários e, a partir dessa base, comece a pensar nos pratos que deseja consumir em cada um desses horários.

Faça uma lista de compras

A montagem de um cardápio equilibrado começa muito antes de estar na cozinha para preparar a refeição. Ela deve começar antes de ir ao supermercado, aliás.

Dessa forma, se você quer ter uma alimentação saudável e balanceada, inclua alimentos naturais e integrais e deixe de lado os ultraprocessados. Assim, passe longe de biscoitos recheados, refrigerantes e sucos de caixinha, buscando por substituições.

Prefira proteínas magras

Já dissemos que proteínas são fundamentais. No entanto, na hora das compras, dê preferência para aquelas magras, como frango, peixe e ovos. 

Já para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, a ingestão de proteína deve vir de outras fontes, como tofu, cogumelos e carne de glúten.

Reserve metade do prato para os vegetais

Essa dica tem como base a recomendação da pirâmide alimentar. Segundo ela, os vegetais devem ser os principais elementos das refeições. Desse modo, invista na variedade e nas mais diversas combinações. Não se esqueça de incluir as folhas verdes-escuras, que são fonte de fibras e ainda ajudam a controlar o açúcar no sangue.

Vá ao nutricionista

A melhor forma de montar um cardápio equilibrado é consultando um nutricionista. Esse profissional, com base nos seus exames, vai dosar a quantidade de nutrientes exata que seu organismo necessita. Além disso, eles conhecem uma maior variedade de alimentos e receitas que podem te ajudar no planejamento.

Agora você sabe como montar um cardápio equilibrado. Quer mais dicas? Então siga-nos no Instagram e fique de olho nos nossos posts.

Veja
também

Abacaxi

Rico em Vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, Magnésio e Zinco. É também fonte das vitaminas A e do Complexo B.


• Fortalece o sistema imunológico e elimina as inflamações do corpo.
• Ajuda na digestão.
• Alivia as dores musculares e auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios.
• Auxilia ainda na perda de peso.