Como fazer a conservação de alimentos corretamente?
conservação-de-alimentos

Uma boa alimentação envolve vários cuidados. Além de escolher os itens certos e consumir as porções indicadas, é necessário também cuidar da conservação de alimentos quando eles estão em casa.

Dessa forma, você evita consumir alimentos que já passaram da validade e também economiza! Afinal, fazendo o armazenamento da forma correta, você pode prolongar a durabilidade de itens perecíveis, em especial vegetais.

Portanto, se você tem dúvidas sobre o armazenamento de alguns itens ou quer tirar suas dúvidas se está fazendo certo ou não, continue a leitura desse nosso post e confira como fazer a conservação de alimentos corretamente.

Mantenha os alimentos separados dos produtos de higiene

Os alimentos devem estar sempre separados dos produtos de higiene. Não só no transporte do supermercado para casa, mas também na cozinha ou despensa. 

Se você usa o mesmo armário para tudo, procure armazenar os itens de limpeza na parte de baixo. Desse modo, você evita que parte deles caia sobre os alimentos, seja durante o manuseio ou por problemas na embalagem.

Lave frutas, verduras e legumes

Por estarem expostos no supermercado, permitindo uma melhor escolha por parte dos clientes, frutas, verduras e legumes acabam sendo tocados por muitas mãos. Dessa forma, esses alimentos podem acabar se contaminando no período em que ficam expostos nas prateleiras.

Ao mesmo tempo, esses vegetais podem ser contaminados também no transporte e no armazenamento entre a colheita e o mercado. Por isso, é fundamental lavar muito bem cada um deles antes de guardá-los.

Mantenha a geladeira limpa

Apesar de ser a responsável por manter muitos dos alimentos conservados, a geladeira também pode ser um espaço propício para a contaminação. Isso por conta dos resquícios de alimentos que acabam caindo no interior do eletrodoméstico no manejo do dia a dia.

Ingredientes guardados abertos, sem tampa, também aumentam esse risco. Logo, mantenha a geladeira sempre limpa, sem restos de comida e sujeiras, para garantir a adequada conservação de alimentos. O ideal é fazer uma boa limpeza de 15 em 15 dias.

Evite congelar e descongelar repetidas vezes

Por conta da correria do dia a dia, muita gente prepara as refeições da semana de uma vez e as mantêm congeladas. Isso é comum, inclusive, entre quem faz um planejamento semanal das refeições.

Essa atitude não é equivocada. No entanto, são necessários alguns cuidados no momento de retirar a comida do congelador para esquentar. É que o alimento repetidamente congelado e descongelado acaba estragando. Além disso, alimentos já cozidos não podem ficar em temperatura ambiente por mais de 2 horas.

Por isso, prefira separar as porções de comida pronta em potes para cada refeição ou dia da semana. Assim, você só retira da geladeira o que irá comer, evitando guardar toda a comida em um recipiente só e ter que retirá-lo do refrigerador sucessivas vezes.

Lembrando, ainda, que alimentos já cozidos devem ficar na parte de cima da geladeira, enquanto os crus na parte inferior.

Experimente o branqueamento dos alimentos

O branqueamento é uma técnica que permite armazenar alimentos por até 3 meses. Para isso, basta você cozinhar os vegetais por pouco tempo na água fervente e, em seguida, colocá-los numa tigela de água gelada por 2 minutos.

Com esse procedimento, o alimento pode ser congelado sem perder suas características, como a cor, o aroma e o sabor. Além disso, também permite aproveitar os nutrientes por mais tempo.

Agora você já sabe como fazer uma correta conservação de alimentos. Outra dica é utilizar as polpas de fruta da Sucolândia. Além de serem compostas 100% por fruta, elas são congeladas e, por isso, podem ser conservadas por muito mais tempo que as frutas propriamente ditas. Clique aqui e fique por dentro do nosso catálogo.

Veja
também

Abacaxi

Rico em Vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, Magnésio e Zinco. É também fonte das vitaminas A e do Complexo B.


• Fortalece o sistema imunológico e elimina as inflamações do corpo.
• Ajuda na digestão.
• Alivia as dores musculares e auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios.
• Auxilia ainda na perda de peso.