O que é a pirâmide alimentar? Nós explicamos!
o-que-é-a-pirâmide-alimentar

Você já pode ter ouvido falar nela, mas sabe o que é a pirâmide alimentar? Ela é uma das ferramentas utilizadas por nutricionistas e os órgãos de saúde para promover uma alimentação saudável entre a população.

Esse esforço é justificado: a quantidade certa de refeições ao dia, com os alimentos e porções corretos, podem evitar o surgimento de diversas doenças. 

Por isso, nós da Sucolândia vamos explicar melhor nesse post o que é a pirâmide alimentar. Assim, você poderá levar mais saúde e qualidade de vida aí para sua casa, por meio das refeições. Continue a leitura e confira!

Função da pirâmide

A pirâmide alimentar serve como uma forma mais fácil de visualizar como deve ser composta a nossa alimentação: quais os itens que devem fazer parte dela, qual a quantidade e a ordem de prioridade.

Dessa forma, ela facilita a escolha dos alimentos na hora das refeições e também das compras para a casa. 

Existem, no entanto, diversas pirâmides alimentares pelo mundo, feitas especificamente para a realidade de seus países. No Brasil não é diferente. A primeira pirâmide alimentar brasileira foi feita em 1999 e de lá para cá ela sofreu diversas adaptações, como forma de se adequar melhor ao dia a dia da população com o passar dos anos.

Como funciona a pirâmide

A pirâmide alimentar brasileira organiza os alimentos em 8 grupos básicos. Eles são dispostos de baixo para cima: desse modo, na base ficam os mais importantes para a alimentação diária, enquanto no topo aqueles que devem ser ingeridos em menor quantidade. A seguir, explicamos os níveis.

Primeiro nível: cereais, tubérculos e raízes

A base da pirâmide alimentar brasileira é composta por alimentos como arroz, massa, pães, batata e mandioca. Os especialistas recomendam a ingestão de 6 porções desses alimentos por dia, totalizando 900 calorias.

Segundo nível: legumes, verduras e frutas

É claro que as frutas não ficam de fora da pirâmide alimentar. E você pode contar com a ajuda das polpas Sucolândia para inserí-las na alimentação diária: afinal, nossas polpas congeladas são produzidas 100% com fruta. 

As frutas estão no segundo nível mais importante da alimentação. As porções indicadas, aliás, são 3 por dia. E com o enorme catálogo da Sucolândia, fica muito fácil de você deixar vários sabores e nutrientes diferentes fazerem parte da sua alimentação.

Terceiro nível: lácteos, carnes, ovos, feijões e oleaginosas

Para as carnes e os ovos, 1 porção por dia é suficiente. Já para os lácteos, a pirâmide recomenda 3 porções, enquanto feijões e oleaginosas devem também ganhar apenas 1 porção por dia.

Quarto nível: óleos, gorduras, açúcares e doces

Para todo esse nível, 1 porção já é suficiente. Isso porque o consumo exagerado desses alimentos está relacionado a casos de obesidade, colesterol alto e diabetes, entre outras doenças.

Pirâmide também faz outras recomendações

As versões mais recentes da pirâmide alimentar incluem também duas recomendações: a prática de atividade física regular, por pelo menos 30 minutos ao dia; e a necessidade de se realizar 6 refeições diárias. Nesse sentido, são 3 refeições principais, intercaladas por 3 lanches.

Agora que você já sabe o que é a pirâmide alimentar, então, que tal ir até a loja da Sucolândia mais próxima e garantir a presença das polpas de fruta nas suas refeições? Clique aqui e veja onde você pode encontrá-las.

Veja
também

Abacaxi

Rico em Vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, Magnésio e Zinco. É também fonte das vitaminas A e do Complexo B.


• Fortalece o sistema imunológico e elimina as inflamações do corpo.
• Ajuda na digestão.
• Alivia as dores musculares e auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios.
• Auxilia ainda na perda de peso.