Polpas de fruta para bebês: como incluir no cardápio?
polpas-de-fruta-para-bebes

Será que é possível dar polpas de fruta para bebês? A alimentação saudável se tornou uma preocupação cada vez maior: afinal, hoje em dia existem muitos alimentos ultraprocessados disponíveis. Além disso, muitas doenças podem ser causadas pela má alimentação, como a obesidade.

O processo de reeducação alimentar pode ser muito complicado e muitas pessoas não conseguem seguir adiante. Por isso, é importante que os pais prezem uma alimentação saudável desde os primeiros anos de vida da criança.

Mas a partir de quanto tempo é possível oferecer frutas ao bebê? As polpas podem ajudar nessa tarefa? Para esclarecer essas e outras dúvidas, continue a leitura deste post!

Frutas fazem bem ao bebê?

Se oferecidas a partir da idade correta, sim. Elas são ricas em diversos nutrientes, como a vitamina C, que auxilia a absorção de ferro pelo organismo da criança, ao mesmo tempo em que fortalecem a imunidade e ajudam na cicatrização.

Quando incluir no cardápio?

A partir dos 6 meses de idade, os bebês já estão liberados para experimentar frutas. E todas elas estão liberadas, inclusive as cítricas: é mito que elas estão proibidas de serem oferecidas nessa fase da vida.

É bom lembrar, no entanto, que é necessária muita paciência durante esse processo de introdução das frutas na alimentação dos bebês. Isso porque, até então, a criança está acostumada apenas a se alimentar com o leite. Ao sentir uma textura diferente na boca, pode haver estranhamento e recusa num primeiro momento.

Essa novidade na textura do alimento, aliás, é a principal causa da rejeição inicial que possa acontecer, e não o gosto da fruta. E especialistas defendem que seja necessário experimentar um alimento pelo menos dez vezes antes de ter certeza que não se gosta dele. Dessa forma, vale a pena insistir, claro, com cuidado e respeitando também o tempo da criança.

Como oferecer?

No caso das frutas in natura, é necessário cortá-las em pedaços e ter o cuidado de retirar as sementes e a casca. E é nesse momento que as polpas de fruta podem ser grandes aliadas na hora de introduzir esse alimento aos bebês.

Nessa fase da vida, é comum que o indivíduo busque levar à boca todos os objetos com que tem contato. Portanto, oferecer pedaços de frutas num prato ao bebê pode não ser a melhor opção para despertar o interesse. O ideal é colocar a fruta na mão da criança, permitir que ela toque, amasse, sinta e, consequentemente, leve à boca para experimentar.

Nesse sentido, é até recomendado que as frutas sejam amassadas e já entregues assim nas mãos das crianças. As polpas podem ajudar pelo fato de possuírem uma textura mais pastosa após começarem a derreter.

Além disso, as polpas congeladas já contam só com a fruta: nada de cascas ou outros ingredientes que possam fazer mal à criança. A partir de 1 ano de idade, o bebê também pode consumir sucos: mais uma vez, as polpas vão facilitar a vida dos papais e mamães.

Entendeu como introduzir polpas de fruta para bebês? Lembrando que sempre é bom contar com a orientação de um pediatra para te ajudar. Quer mais dicas? Continue de olho aqui no nosso blog.

Veja
também

Abacaxi

Rico em Vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, Magnésio e Zinco. É também fonte das vitaminas A e do Complexo B.


• Fortalece o sistema imunológico e elimina as inflamações do corpo.
• Ajuda na digestão.
• Alivia as dores musculares e auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios.
• Auxilia ainda na perda de peso.